ideias em série

nada é mais livre que uma ideia

BlogConf 1.0: José Sócrates

blogconf150
Realizou-se ontem a BlogConf, uma iniciativa do Paulo Querido com a minha colaboração e do Jorge Seguro Sanches, que colocou o José Sócrates face a face com outros 20 bloggers, que tiveram toda a liberdade para lhe colocar perguntas e para discutir com ele os mais variados temas durante mais de três horas. O convite foi lançado à blogosfera na sexta-feira e os interessados inscreveram-se no site wiki criado para suportar a iniciativa. Quem esteve presente foi quem primeiro se inscreveu e a lista de participantes impressiona pela pluralidade de opiniões, da esquerda até à direita.

19878712
É a primeira vez que um candidato a primeiro ministro se coloca perante bloggers desta forma. Só por isso, já valeu a pena. As regras do jogo estão a mudar. Para além do exemplo mais óbvio dos blogues, o YouTube, o Twitter ou mesmo o Facebook estão a mudar a forma como temos acesso à informação e como cada um de nós se pode tornar num agente activo dessa mesma comunicação. É natural que os políticos não ignorem isso e só têm a ganhar se o reconhecerem depressa.

Esta mudança também aumenta o grau exigência. Se se olhar para a imprensa escrita, para as reportagens televisivas de ontem à noite ou para alguns blogues, parece que a notícia não é a novidade mas sim a transmissão ao vivo ter falhado... Pois falhou, a lei de Murphy parece gostar mais de atacar coisas novas. Da próxima vez correrá melhor. Contudo, e tal como foi prometido ontem, os vídeos foram colocados online esta manhã pelo site do movimento de campanha de José Sócrates, o Socrates2009.pt. Deixo-os aqui, por ordem, para ser mais fácil percorrer esta maratona de três horas e meia.

1.ª PARTE

Paulo Querido - Certamente!


José Sócrates - Sócrates2009


Paulo Trezentos - Pinguins Mágicos


Fernando Vasco - Sardoal PS


Carlos Leone - A Linha


João Maria Condeixa - Câmara dos Comuns


Ana Martins


José Reis Santos - Loja de Ideias


Luís Novaes Tito - A barbearia do senhor Luís


João Gonçalves - Portugal dos Pequeninos


Tomás Vasques - SIMplex


Rodrigo Moita de Deus - 31 da Armada


2.ª PARTE

Claudia Köver - Politiqueiro


José Mário Silva - Bibliotecário de Babel


Raquel Silva - Crónicas para mais tarde recordar


Tito de Morais - Miúdos Seguros na Net


Tomás Belchior - Rua Direita


João Ribeiro - Ad confessionem


Maria João Pires - Jugular


Tiago Moreira Ramalho - O Afilhado


Hugo Mendes - País Relativo


Carlos Santos - O Valor das Ideias


PROLONGAMENTO

João Gonçalves - Portugal dos Pequeninos e Rodrigo Moita de Deus - 31 da Armada


João Maria Condeixa - Câmara dos Comuns


Encerramento